E se um projeto pudesse:

  • Fortalecer a capacidade de jovens para agir de forma consciente e proativa no campo pessoal e profissional, gerando um impacto positivo no mundo;
  • Promover uma rica troca intergeracional entre jovens e idosos, fortalecendo laços de empatia e humanização;
  • Capacitar educadores para enriquecer o currículo do Ensino Médio, promovendo uma abordagem interdisciplinar;
  • Impulsionar a Economia Criativa brasileira através da produção literária.

Esta é a proposta do Projeto Arkhologos.

E como faremos isso acontecer na prática?

Aplicando e ampliando nossa experiência obtida com iniciativas intergeracionais, que resultaram em produções literárias transformadoras. São elas: Jovem Idoso I, Jovem Idoso II e Empatia e Humanização na Formação Médica.

Nessa nova versão, o Projeto Arkhologos apoiará um grupo de estudantes de Ensino Médio no desenvolvimento completo de um projeto literário, que culminará na publicação de três obras biográficas de idosos frequentadores ou residentes de instituições geriátricas em São Paulo/SP. Ao vivenciarem todas as etapas de produção de uma obra literária, esses jovens desenvolverão não apenas habilidades técnicas e criativas, mas terão também a oportunidade de aprimorar suas relações sociais e fortalecer o autoconhecimento.

Nosso foco vai além dos jovens: também alcança seus educadores, que participarão de mais de 100 horas de treinamentos especializados, para que estejam capacitados a replicar iniciativas similares a esta, de forma descentralizada e autônoma.

Além disso, ampliaremos nosso impacto nacionalmente, atingindo em grande escala públicos de estudantes, educadores e leitores. Com a publicação de e-books que estimulam o fomento à produção literária, apresentaremos um registro organizado das técnicas e conteúdos abordados durante as capacitações. E, de forma complementar a esses materiais, serão republicadas sete biografias publicadas em nossos projetos anteriores, também em formato digital. Para conhecê-las,  clique aqui.

O projeto Arkhologos tem como objetivo apoiar um grupo de alunos de Ensino Médio no desenvolvimento integral de um projeto literário, que culminará na publicação de três obras biográficas sobre idosos frequentadores ou residentes de instituições geriátricas em São Paulo/SP.

Para atingir esse objetivo, a equipe Arkhologos fornecerá aos jovens e seus professores ferramentas e capacitações que cobrirão todos os processos que compõem a criação de um livro.

Além dos três livros, serão produzidos eBooks voltados ao incentivo da criação literária, compostos pelas técnicas e conteúdos abordados durante as capacitações. Como complemento a esses materiais, serão republicadas sete biografias, também em formato digital, resultado de uma iniciativa realizada por parte de nossa equipe em 2017.  Clique aqui e conheça a iniciativa que deu origem a essas obras: Projeto Jovem Idoso II.

Livros Impressos: três obras distintas escritas por alunos do Ensino Médio com o apoio de seus educadores e da equipe Arkhologos. Tiragem de 1.500 exemplares (500 por obra);

Três e-books: reproduções das obras impressas;

Seis e-books: materiais de fomento à produção literária extraídos das capacitações oferecidas ao grupo de alunos e professores;

Sete e-books: reedição de sete biografias desenvolvidas em projetos anteriores;

Três palestras: gratuitas, ministradas pelos autores dos livros e direcionadas a alunos e educadores de Ensino Médio de escolas públicas (contrapartida social).

 O Projeto Arkhologos abrange três principais esferas: cultura, educação e ação social . De forma indireta, também exerce impacto na área da saúde mental.

Cultura

  • Estimula a produção literária nacional;
  • Promove o hábito da leitura;
  • Desenvolve obras não-ficcionais, como biografias e materiais voltados ao fomento cultural;
  • Impulsiona a Economia Criativa brasileira.

Educação

  • Capacita jovens para a criação literária;
  • Qualifica educadores para replicarem o projeto com outros grupos;
  • Produz materiais didáticos que instruem qualquer pessoa a desenvolver uma produção literária;
  • Propõe uma nova perspectiva para o currículo do Ensino Médio, integrando uma abordagem interdisciplinar aplicada na prática.

Atuação Social

  • Promove uma troca intergeracional entre jovens e idosos, contribuindo para a humanização de ambas as gerações;
  • Apresenta ao jovem a importância do trabalho social, incentivando e facilitando sua aplicação prática.

Saúde Mental

  • Contribui para o bem-estar dos idosos, reforçando seu sentimento de pertencimento à sociedade;
  • Proporciona aos jovens autoconfiança e a percepção de que são capazes de gerar um impacto positivo no mundo;
  • Trabalha a memória do idoso por meio do estímulo ao resgate de sua história de vida.

Benefícios para os jovens

  • Desenvolvimento de habilidades sociais por meio da prática de relações humanizadas e respeitosas entre colegas, educadores e idosos;
  • Estimulo à reflexão crítica sobre suas convicções que por vezes podem ser preconceituosas por limitarem-se à época atual. Ao observarem os contextos culturais e históricos das gerações passadas, novos horizontes são traçados, favorecendo um olhar mais empático e menos crítico a respeito da conduta de seus biografados;
  • Conscientização sobre a importância do trabalho social e das relações humanas autênticas;
  • Capacitação para a produção literária, a partir da vivência prática de todas as atividades profissionais envolvidas no processo de desenvolvimento e publicação de um livro;
  • Transformação da interação com a tecnologia, conscientizando-os de que, mais do que uma ferramenta de diversão e distração, as ferramentas tecnológicas, quando utilizadas de forma consciente e responsável, podem desempenhar um útil e importante papel no benefício sustentável das pessoas e do meio-ambiente.

Benefícios para os educadores

  • Capacitação quanto ao desenvolvimento de um projeto literário em todos os seus processos e multiplicação dos conhecimentos adquiridos;
  • Adaptação da grade curricular do Ensino Médio às técnicas e conteúdos aprendidos, de maneira interdisciplinar;
  • Domínio das características pertinentes à fase de desenvolvimento emocional e fisiológico dos jovens, de maneira que estejam aptos a elaborar estratégias contemporâneas e eficazes para o genuíno despertar do jovem para atuar no mundo;
  • Qualificação para que, no futuro, estejam aptos a realizar, de forma autônoma, iniciativas semelhantes a esta.

Benefícios para o fomento da cultura e educação do país

  • Promoção da produção literária e das artes visuais;
  • Preservação da memória da sociedade brasileira a partir dos registros e publicações de biografias de indivíduos de diferentes origens, culturas, classes sociais e regiões, promovendo a riqueza de culturas, saberes, folclores e costumes;
  • Produção de um material de alta qualidade, utilidade e profundidade a profissionais de instituições públicas e privadas de ensino, bem como a quaisquer outros interessados.

Benefícios para o impulsionamento social e econômico do país

  • Promoção da importância por outro ser humano, com o fortalecimento da empatia, da quebra de preconceitos e do olhar humanizado nas relações sociais;
  • Conscientização para o uso consciente e eficaz da tecnologia;
  • Movimentação da economia do país por meio da contratação de recursos humanos e aquisição de materiais para a produção dos livros e capacitações;
  • Estímulo aos jovens para uma profissionalização a partir do contato com os múltiplos campos de atuação do projeto.

Impacto na economia criativa.

O projeto Arkhologos vai além do estímulo à produção literária e da formação de agentes multiplicadores. Seu escopo se estende ao fortalecimento da Economia Criativa brasileira, impactando positivamente diversos setores culturais e econômicos.

Biografias servem como ponto de partida para outras formas de expressão artística, como filmes, peças de teatro, documentários ou exposições, abrindo portas para o desenvolvimento de diversos setores criativos.

Seja o(a) protagonista vindo de uma remota vila no sertão nordestino ou de uma grande metrópole, cada história revelada carrega aspectos regionais e históricos, contribuindo para a valorização da identidade cultural de nosso país.

Ao resgatar memórias de uma brincadeira de infância, receitas de família que estimulam a memória afetiva ou músicas nostálgicas da juventude, essas narrativas revitalizam o tecido cultural das tradições brasileiras, preservando e fortalecendo as raízes de diferentes comunidades.

Além de fomentar a produção literária, editorial e educacional, as biografias ampliam o interesse por saberes diversos e mantêm vivos os pilares da economia criativa: a cultura e a memória.

Ao destacar as particularidades geográficas e culturais de uma região, essas obras também têm o potencial de promover o turismo regional, fortalecendo destinos já conhecidos ou despertando interesse por locais menos explorados.